Como continuar a impressão 3D de onde parou? Ou seja, como retomar uma impressão 3D quando cai a energia ou ocorre uma falha?
Tenho quase certeza de que quase todos os proprietários de uma impressora 3D já tiveram uma impressão longa de que falhou em algum momento só porque nenhum material de alguma forma foi mais erudido. Foi exatamente isso que me aconteceu há um monte de semanas enquanto filmava meu vídeo de reciclagem de filamentos.
Fui facilmente capaz de continuar o meu com algum truque simples do Código G e pensei que esta era realmente uma habilidade essencial que eu gostaria de ensinar a vocês. Talvez até mesmo fazer uma impressão falhar de propósito e tentar recuperá-la com estes métodos antes que isto aconteça com uma impressão preciosa de 3 dias!
A maior prioridade é que você mantenha sua impressão 3D presa à cama de impressão, e se você tiver uma folha de impressão removível, então também não a mova de forma alguma porque, caso contrário, não conseguiremos retomar a impressão no local correto.
Solução de emergencia: Imprimindo as partes que faltam
Se a sua peça já estiver solto ou você não for capaz de recuperar sua impressão como eu lhe mostrarei, ainda há a possibilidade de medir a altura que você foi capaz de imprimir, inserir seu fatiador de escolha, e fatia a maior parte da peça que você já imprimiu, ou simplesmente movê-la no sentido z por essa quantidade.
Imprima as peças que ainda estão faltando e cole tudo junto. Feito!
CASO 1: Qunado todos eixos conseguem voltar a ponto zero (home)
Se sua parte ainda estiver presa à cama, há uma boa chance de recuperar sua impressão 3D com um monte de passos simples.
PASSO 1: LIMPAR A ÚLTIMA CAMADA
Primeiro, remova todas as borbulhas e sobras de material na camada que não foi mais impressa corretamente. Precisamos de uma superfície limpa e uniforme para começar.
PASSO 2: MEDIR A ALTURA DA FALHA
A seguir vem o passo mais importante, que é medir a altura de sua peça para que possamos determinar onde precisamos retomar a impressão. Tenho a tendência de usar três métodos para isso.
- USAR PAQUÍMETROS OU UMA RÉGUA
Se sua parte o permitir e você tiver calipers longos o suficiente, basta medir a altura com eles. Certifique-se de medir perpendicularmente e até a cama, e não apenas até a borda. Se você não tiver paquímetros adequados, você também pode tentar usar uma régua, que pode ser suficientemente precisa para seu propósito. Certifique-se de medir mais de um ponto de sua parte para evitar erros de medição.
- DETERMINAR A ALTURA A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS
Outra maneira muito simples, porém precisa, é utilizar as características geométricas de sua impressão. Para isso, você precisa abrir o código G que você usou para imprimir em um G-Code-Viewer. CURA e muitos outros fatiador permitem que você faça isso, embora eu tenha a tendência de usar o visualizador de código G que vem com o PrusaSlicer que também funciona bem com o código G de muitos outros fatiador.
PASSO 3: DETERMINAR A ALTURA DE RETOMADA
os dois métodos citados foram capazes de fornecer alturas de modelos com uma precisão de até meio milimetros . Qual deles você usa, depende de você.
Agora Por exemplo Como imprimi uma altura de camada de 0,3 mm, a próxima camada mais próxima das medidas de n mm é a camada n+0.3mm , que é a mesma que obtivemos também ao olhar o G-Code-Viewer. Isto significa que esta foi a última camada que foi, pelo menos parcialmente, impressa.
Agora precisamos determinar em que camada queremos continuar. Alguns podem argumentar que devemos reimprimir a última camada porque provavelmente ela não foi completamente acabada. Ao contrário disso, eu tendo a retomar a impressão na camada seguinte porque quero evitar uma extrusão dupla onde o material fica todo esmagado, e a cabeça de impressão pode até ficar presa. Como os perímetros geralmente são impressos antes do infill, há uma boa chance de não notarmos sequer uma falha no exterior, e uma pequena falha no infill geralmente não é ruim.
PASSO 4: MODIFICAR O g-code
Agora precisamos modificar ligeiramente o arquivo com o g-code que imprimimos inicialmente. Remova o cartão SD de sua máquina e abra o arquivo de g-code em seu editor de texto de sua escolha. Isto pode parecer intimidante no início, mas o g-code é realmente simples. Cada linha representa uma instrução que é processada uma após a outra. Se você quiser saber o que todos os comandos fazem, basta verificar a referência do g-code de Marlin que eu liguei abaixo.
Todas as instruções de impressão até algum lugar na camada n+0.3 mm já foram processadas, e precisamos apagá-las. Para fazer isso, precisamos encontrar a seção onde a camada de 91 mm começa a ser impressa. A maioria dos fatiadores adicionará alguns comentários quando coisas específicas acontecerem, como por exemplo, uma mudança de camada. Prusaslicer, por exemplo, acrescenta ;Z: e depois a altura. Se você estiver usando CURA ou notar que suas extrusões estão definidas para absoluto (M82), verifique o próximo parágrafo para essa abordagem. Portanto, basta procurar ;Z:91 e determinar facilmente onde começa a mudança de camada. As seguintes linhas, no meu caso, são apenas os passos de preparação para a mudança de camada que são irrelevantes para nós, então procuramos a linha onde a cabeça de impressão é elevada até aquela camada, o que é feito com a instrução G1 Z altura da camada. Marcamos tudo clicando na frente da instrução, depois segurando a tecla shift e rolando até a última instrução antes de começar a impressão, que normalmente é feita com a instrução G28. As únicas coisas que devem ser deixadas em nosso arquivo de g-code são a configuração inicial e a instrução para definir a extrusora e a temperatura da cama e a referência. Em seguida, movemos diretamente a cabeça de impressão para a camada a 91 mm e continuamos a impressão. O único comando que eu adiciono manualmente é M106 S255 que liga o ventilador de resfriamento a 100%. Se você não estiver usando um ventilador de resfriamento ou não estiver com a potência total, ajuste esse valor de acordo. Agora simplesmente salve tudo de volta ao cartão SD como um arquivo *.gcode.
PASSO 5: RETOMAR A IMPRESSÃO
Certifique-se de consertar o que quer que tenha causado a falha de sua impressão em primeiro lugar e inicie a impressão. Se tudo correr bem, a impressora irá aquecer, em casa, e continuará imprimindo exatamente onde antes falhou. Eu ainda recomendaria ter seu dedo no interruptor de energia para parar a máquina se algo parecer estranho para lhe dar a possibilidade de descobrir o que você fez de errado e ter a chance de tentar de novo! No meu caso, o ponto onde retomei a impressão é praticamente invisível, mesmo que a máquina não tenha feito nada durante várias horas. Que grande sucesso!
CASO 2: O EIXO Z NÃO PODE SER DOMICILIADO
Como eu disse antes, há casos em que você não é capaz de abrigar o eixo z porque sua impressão bloqueia o movimento. Em tal caso, nem tudo está perdido. Você ainda precisa medir ou encontrar a altura onde ela falhou de alguma forma. Ao editar agora o arquivo do g-code, certifique-se de apagar também o comando G28, para que a impressora não tente voltar para casa, pois faremos isso manualmente. Tudo o resto permanece o mesmo. A seguir, você precisa mover manualmente a cabeça de impressão para a altura da última camada conectando seu laptop e usando Proterface, por exemplo. Se você estiver rodando Octoprint ou usar a interface web DUET, isso também funciona de forma excelente. Muitas máquinas não permitirão que você mova o cabeçote se ele não estiver em casa, então precisamos enganar o controlador. Primeiro home apenas X e Y, enviando G28 XY para a impressora. A posição padrão para os eixos é freqüentemente 0, e muitas impressoras não permitem que você vá para coordenadas negativas. Envie M211 S0 para desativar as paradas finais do software. Se o eixo z ainda não puder ser baixado, tente enviar G92 Z0. Mova o bico até que ele toque a última camada. Agora envie G92 Z e a altura de falha que você mediu. Desta forma, você ajusta manualmente a altura z correta, sem a necessidade de homing. Seja rápido ao iniciar seu arquivo de código G editado para que os motores não mudem para o ralenti e percam sua posição. Depois de aquecer a cama e o bico, a impressão deve continuar normalmente, e você novamente pode ter economizado dias de impressão e uma tonelada de material!
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