A qualidade da superfície das impressões 3D FDM (modelagem de deposição fundida) melhorou drasticamente nas últimas duas décadas, em grande parte graças às aplicações de corte aprimoradas que extrudam / retraem com mais consistência e ao firmware do sistema que gerencia melhor a aceleração. Também é mais fácil do que nunca descobrir filamentos acessíveis e de alta qualidade, livres de impurezas e com apenas pequenos desvios de diâmetro. Tudo isso contribui para paredes mais suaves nas impressões. Ainda assim, não há como essas linhas de camada traquinas em cada parte.
A impressão 3D na verdade a impressão 2.5D?
Michael Laws, da estação YouTube, Educating Tech, lançou recentemente um filme que mostra impressão 3D não plana em uma impressora 3D de mesa, ou o que ele chama de "impressão 3D precisa". Ele ressalta que, tecnicamente, todas as impressoras de mesa utilizam apenas 2,5 dimensões para produzir objetos , embora eles possam se mover em três dimensões. Isso ocorre sempre que há movimento Z, não há movimento X ou Y; quando há movimento X e Y, não há movimento Z. Os itens impressos em 3D são apenas muitas camadas planas empilhadas umas sobre as outras e o eixo Z é usado apenas para mover para o próximo plano. Isso também leva às infames linhas de camadas nas paredes dos componentes, além do efeito da escada, que se torna mais visível em objetos com ângulos e contornos rasos na superfície.
Como realizar impressões 3D não planas com sua impressora 3D em casa
Se for solicitado à impressora que siga essas formas com a extrusora, os dois problemas desaparecerão. Então, Michael mergulhou fundo para criar seu trabalho de impressora dessa maneira, muito pesado. Daniel Ahlers, da Universidade de Hamburgo, falhou na tese de mestrado sobre impressão 3D não-plana e forneceu uma edição personalizada do Slic3r no GitHub; infelizmente, precisava ser executado em um dispositivo Linux, que Michael não possuía. Após algumas horas instalando um sistema Linux virtual em seu computador Windows e copiando / colando inúmeras linhas de código para construir o Slic3r, ele conseguiu iniciar uma impressora 3D não plana. Bem, não exatamente. Ele teve que modificar a cabeça da ferramenta de sua impressora 3D para garantir que não houvesse proteção ou sondas de refrigeração perto do bico hotend, caso contrário, elas poderiam colidir com o componente impresso. Digo tudo isso para que você entenda o motivo pelo qual esse recurso ainda não está disponível como uma opção em todos os softwares de fatiamento e, provavelmente, não será tão cedo.
Foi uma longa viagem, mas Michael finalmente alcançou a impressão 3D não-plana e, oh, garoto, é legal! Até a geometria é aprimorada quando ele imprime uma asa para mostrar como a aerodinâmica muda com a impressão não plana. Embora ele não tenha testado isso, as peças impressas dessa maneira também seriam mais fortes porque possuem material que cruza o plano Z, a medida mais fraca dos objetos impressos em FDM devido ao efeito em camadas.
Por um lado, a coisa impressa em 3D não pode ter vales mais profundos que a extensão do bico ou ângulos mais íngremes que a folga do bico ou o bico colidirá com o item. Esse é o maior problema, pois significa que a impressão 3D comercial não plana provavelmente só ocorrerá em uma impressora 3D que foi projetada especificamente para o trabalho. Os distribuidores de software de fatiamento não podem responder por todas as várias formas de hotends para criar esse recurso apenas para o software. O resfriamento de peças é apenas outra questão, pois as coberturas de resfriamento precisam ser transferidas para permitir a liberação, mesmo que esse seja um problema mais simples de resolver. Finalmente, como Kerry Stevenson terminou nas notas da Fabbaloo, a Autodesk pode ter patenteado a impressão 3D não planar em 2015, o que significa que essas tentativas individuais de explorar a tecnologia serão esmagadas em breve.